SÃO LUÍS, CAPITAL BRASILEIRA COM MAIOR INCIDÊNCIA DE COVID-19

São Luís já é a capital brasileira com maior incidência de COVID-19, segundo a empresa de pesquisa de dados de saúde Dataglass .A incidência da COVID-19 na capital maranhense é de 128,6 casos a cada 100 mil habitantes, seguidas das capitais Recife (PE), Fortaleza (CE), Manaus (AM), São Paulo (SP), Macapá (AP) e Vitória (ES), onde as emergências estão quase lotadas.
Na escala de letalidade, a capital maranhense aparece entre as dez capitais com maior taxa de letalidade, sendo: João Pessoa, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, Teresina e São Luís (10ª).



Em uma análise rápida não é dificil constatar os motivos por detrás do alto crescimento de transmissão do vírus na capital do Estado. O Maranhão segundo o IBGE possui a menor renda per capta da federação, atualmente o Estado carece de um plano de crescimento com investimentos nas principais como forma de gerar emprego e renda para os maranhenses, junte a isso quase nenhum investimento em saneamento básico. Em face disso pouco provável que algum plano de mitigação do vírus, consiga obter êxito sobre tão poucas ações de políticas públicas.  

(*) Da redação.
TAG