O MAR É PARA PEIXE GRANDE COMO VOCÊ!

Na semana passada estava no Espaço Funfarra com a minha esposa, educadora, professora e coordenadora, que atuou por vários anos no magistério e coordenação pedagógica no Colégio Batista “Daniel de La Touche” de São Luís - MA. Pela simpatia e fácil comunicação mantém relação amigável com ex-alunos, pais e professores. Nesta oportunidade encontramos com Marcos e Adriano, dois simpáticos ex-alunos do Colégio Batista. Conversaram sobre os anseios, dificuldades de inserção no mercado de trabalho, desemprego, empreendedorismo, sonhos de negócios e objetivos de vida.

Comentavam sobre o desejo de empreenderem juntos com Ramon outro jovem colega e terem o seu próprio negócio, independente da crise pela qual atravessa o Brasil. Acreditam que não existe crise para aqueles obstinados que transformam sonhos em objetivos com trabalho, suor e criatividade.

“No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise. ” (Dante Alighieri)

Como estes três jovens que buscam superar os desafios, existem milhares em todo o Brasil que alimentam a esperança de dias melhores, a estes dedico esta crônica. Na expectativa de que sejam capazes de vencer as batalhas da vida com forca, determinação e bravura.

“Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada bastam suas próprias dificuldades” (Mateus 6:34)

Marcos, Adriano e Ramon, o sonho de juventude não pode ser adormecido. A hora de arriscar é agora. Percebi a ansiedade, insegurança e duvida de vocês sobre o futuro que os espera.
As oportunidades de trabalho limitadas e restritas exigem cada vez mais profissionais capacitados e ao mesmo tempo dificultam aos jovens a inserção no mercado.

Neste mercado carente de ofertas de emprego e oportunidades como os jovens talentos poderão ganhar experiência se não tiverem a oportunidade de praticar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas universidades, cursos técnicos, profissionalizantes e afins?

Se existe uma saída arriscar, ousar e enfrentar a crise com sabedoria e foco.
Nenhuma adversidade poderá impedi-los de alçar voo alto, rumo aos seus objetivos.
“Assim como o caos tumultuado de uma tempestade traz uma chuva nutritiva que permite à vida florir, assim também nas coisas humanas tempos de progresso são precedidos por tempos de desordem.
O sucesso vem para aqueles que conseguem sobreviver à crise” (I Ching)

A brilhante ideia de formar uma empresa e empreender juntos é apenas o começo de uma “coligação” de grandes empreendedores que o futuro, lembrará deste artigo como coisa do passado onde poucos acreditavam no sucesso do empreendimento, inclusive vocês.

Digo a vocês que serão mais que vencedores. Vejam por que:
Marcos, Adriano e Ramon já nas suas iniciais formam a palavra MAR. O mar é para peixes grandes como vocês! Que nadam de forma ordenada e segura rumo aos seus objetivos e metas.

Mar é um grande corpo de água salgada, cercado por terra em parte ou em totalidade. Mais amplamente, é o sistema interconectado de água dos oceanos, considerado um oceano global ou o conjunto das várias divisões oceânicas principais. Ele representa a forca e a superação que vocês hão de ter para transpor todas as barreiras que possam surgir no meio do caminho.

Sejam como as ondas do mar, que mesmo quebrando contra os obstáculos, encontram força para recomeçar.

“A cura para tudo é sempre água salgada: O suor, as lágrimas ou o mar.” (Isak Dinesen)

Naquela conversa rápida de sexta-feira à noite, no restaurante Funfarra pude perceber o grande potencial daqueles jovens que juntos seguirão o caminho do sucesso, com vibração, entusiasmo e trabalho árduo. E, serão capazes de transpor todas as barreiras, superar as adversidades e como Davi vencer o Golias da Crise.

"Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:9)

Não deixe o medo e a insegurança bloquearem a energia, a disposição e ânimo de vocês. Não permitam que as investidas contrárias dos adversários ou oponentes limitem seus objetivos e ofusque seus sonhos. Os inconstantes não vão a lugar algum, não realizam seus sonhos, não se firmam no caminho, não alcançam grandes vitórias. A distância entre sonho e realidade se chama ação.

O MAR é para peixe grande! Avancem firmes, com unhas e dentes afiados, rumo aos seus objetivos.

“Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar! ” (Gonçalves Dias)

José Carlos Castro Sanches
É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.
São Luis, 25 de marco de 2017.

Faça uma visita ao blog: falasanches.com e página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o meu trabalho como escritor, cronista e poeta.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana, composta pelos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.
TAG