Preguinho atleta filho de um escritor maranhense, autor do primeiro gol do Brasil em Copa do Mundo

João Coelho Neto, foi um multi-esportista carioca que defendeu a camisa do Fluminense. "Preguinho" como era conhecido por todos, foi desde cedo estimulado pelo seu pai a praticar esportes, filho do escritor maranhense Coelho Neto, conhecido como o "Princípe dos Prosadores Brasileiros", membro fundador da Academia Brasileira de Letras. O atleta era conhecido por praticar nove modalidades de esportes, sempre se saindo muito bem na maioria delas, chegando a ser campeão inclusive em algumas.
Foi no futebol com certeza que Preguinho deixou seu nome cravado na história do Fluminense, bem como da Seleção Brasileira de Futebol. O jogador possui cinco títulos defendendo as cores do tricolor carioca, mas sem dúvidas o maior feito de sua carreira foi sua grande participação na Primeira Copa do Mundo em 1930 no Uruguai, no jogo de estréia contra a Iugoslávia o jogador fez o primeiro gol da partida, se tornando o detentor do primeiro gol da seleção em uma Copa do Mundo. Um outro feito seu bastante marcante na história do tricolor carioca foi no ano de 1925,  quando após vencer a prova de natação dos 600 metros levando a equipe a ser tricampeã estadual, o atleta pegou um táxi para às Laranjeiras, a tempo de entrar em campo e ajudar o Fluminense a ser campeão do Torneio Inicio.

Preguinho é lembrado pelos torcedores do Fluminense não só pelos seus títulos, o jogador nunca aceitou receber salário jogando pelo clube, algo que sempre disse que fazia de coração. Seu irmão mais velho conhecido como Mano, também foi um grande jogador do Fluminense, sendo um dos principais incentivadores junto do pai o escritor Coelho Neto. Mano também é lembrado na história do clube, como um exemplo de amor a camisa do tricolor. Em 1922, aos 24 anos quando jogava uma partida pelo Fluminense sofreu uma entrada violenta no abdômen, mesmo sentindo muitas dores e sendo aconselhado pelo treinador a sair do jogo, o jogador continuou jogando até o final da partida, vindo a falecer nove dias depois de uma grave hemorragia.

Natanael Castro, editor.

TAG