Vídeo hipnotizante mostra o crescimento da internet de 1997 até os dias atuais

É hipnotizante, quase orgânico. Já somos 5 bilhões neste emaranhado. E o restante deve subir a bordo durante a próxima década.

O video mostra, ao mesmo tempo, enormidade e a nossa insignificância, como se fossemos todos pequenas sinapses de um circuito neural. E de fato somos. Infelizmente, apesar de conectados, seguimos trafegando conteúdo raso, uma verdadeira crise na cultura geral do planeta, o maior infomercial do mundo com tudo e todos vendendo coisas e a sí mesmos, mas isso é outro post. Ainda vamos evoluir, tenho esperança.

As cores indicam as regiões: a América do Norte (azul), a Europa ( verde), América Latina (roxo), Ásia Pacífico (vermelho), África (laranja), e a espinha dorsal da Internet (branco).

As linhas ligam os nós; e as explosões em forma de estrelas são os servidores de Internet para redes públicas, privadas, e governamentais (tipo AT&T ou Comcast ou os militares). O meio é a região mais conectada e a periferia, a menos.

Alguns países, como a China e o Irã, ficam na periferia, com menos ligações. Isto por conta do maior controle das redes nacionais, como, por exemplo, o “Great Firewall da China”. Durante os protestos iranianos em 2019, o governo encerrou a maior parte da conectividade à Internet – e isto é fica bem visível no video, as grandes redes iranianas simplesmente desaparecem.


Esses mapas animados são uma criação do hacker Barrett Lyon, que trabalha neste projeto desde 2003, aprimorando tudo a cada nova edição. Tela cheia, aumenta o som e – literalmente – aproveite essa experiencia imersiva.

Fonte: Updateordie



 

TAG